Sobre o Projeto

Este repositório é um produto da pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Bibliotecários de Ciências da Saúde: mapeamento das produções de conhecimento para o combate ao COVID-19", desenvolvida pelo discente Lucas dos Santos Souza da Silva, do curso de bacherelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob a orientação da docente dra. Dayanne da Silva Prudêncio, também desta universidade, que coordena o projeto "Recursos Educacionais Abertos: horizonte de formação continuada para bibliotecários de Ciências da Saúde" vinculado a Diretoria de Pesquisa.

REA são materiais, ferramentas ou técnicas digitais, disponibilizadas em variados formatos, tais quais: livros, artigos, aulas documentadas em vídeos independentes ou organizadas em cursos completos, softwares e programas educativos disponíveis em formato gratuito e livre de quaisquer barreiras que impeçam seu uso, acesso e reprodução efetivos (UNESCO, 2012).

No âmbito das bibliotecas, os REAs operam em três dimensões: como fonte de informação, como recurso informacional e como produção de conhecimento dos bibliotecários e de suas instituições mantenedoras (PRUDENCIO; ARAÚJO, 2021).

No âmbito do campo da saúde, os estudos de Prudencio (2019;2020) revelam que os REAs têm potenciais de aplicabilidade nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação continuada dos profissionais de saúde. Nesta linha, os bibliotecários atuam como mediadores para a localização, acesso e definição destes recursos.

Por outro lado, a mesma autora argumenta que tais recursos de ensino operam também como manifestações da produção de conhecimento em saúde realizadas pelos bibliotecários, enquanto membros de uma comunidade de conhecimentos transdisciplinares denominada como Informação em Saúde.

No bojo destas perspectivas norteadoras e face a pandemia do novo, instaurada no Brasil em março de 2020, verifica-se um significativo aumento das necessidades de informações acerca dos processos de prevenção profilática, anamnese, diagnóstico, terapêutica e cura sobre a doença;

Assim sendo, este projeto, configura-se como uma respostas as diferentes manifestações destas necessidades informacionais. Para tanto, mapeamos, selecionamos, codificamos e armazenamos neste repositório recursos educacionais abertos prioritariamente produzidos por bibliotecas e bibliotecários atuantes da área da saúde, que possam oportunizar a formação auto instrutiva e continuada à sociedade civil e profissionais atuantes no sistema de saúde para que possam tomar decisões informadas, apoiada em evidência científica e, por fim, contribuindo para o controle da disseminação do novo coronavírus.

Vírus, Covid, Ciência, Covid19

Contato: reacovid2019@gmail.com

Equipe do Projeto

Coordenadora

Foto

Dayanne da Silva Prudêncio é doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/UFRJ, e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É especialista em Gestão Empresarial e Sistema de Informação pela UFF, e em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO, onde pesquisa e desenvolve ações de extensão nas áreas de Informação e Saúde; Formação do Bibliotecário; Gestão da Informação e do Conhecimento e Inovação no ensino com foco em: Recursos Educacionais Abertos. É líder do grupo de pesquisa: Estudos sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem em Biblioteconomia da UNIRIO.

Bolsista de Iniciação Científica

Lucas dos Santos Souza da Silva é graduando de bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi estagiário voluntário da biblioteca escolar do Colégio Pedro II - Campus Centro RJ. Foi estagiário da Biblioteca Ministro Carvalho Junior do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica com o projeto "Bibliotecários de Ciências da Saúde: mapeamento das produções de conhecimento para o combate ao COVID-19", coordenado pela profa. dra. Dayanne Prudencio, pela UNIRIO. Possui interesse nas áreas de Editoração Científica e Ciência Aberta.